Ouça: Major do CRPO falará sobre efetivo em cidades menores
O Espaço Aberto, na manhã desta terça-feira (28/07), conversou com o Major Ivan Urquia, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Taquari, que fala sobre a importância do trabalho da força tática de combate ao crime e o efetivo em cidades menores. Conforme o Major, o efetivo da força tática sofreu um aumento no ano passado, assim foi possível recriar a força tática no município de Estrela. A força tática trabalha com armamento especial e de forma grupada, geralmente quatro policiais. O efetivo é especializado e atua frente às ocorrências mais sensíveis, em que, na maioria das vezes, ocorrem enfrentamentos. As sedes da Força Tática se encontram nos municípios de Estrela e Lajeado, mas a mesma atua em todos os municípios da região.
Ivan explica que a maioria dos crimes neste período de pandemia diminuíram seus índices, já que as pessoas estão menos nas ruas e dessa forma o criminoso acaba estando mais exposto. Um dos crimes que teve pequeno aumento foi a violência doméstica, que o Major destaca que também tem relação com o cenário que estamos vivendo, com as pessoas mais tempo dentro de casa.
Em sua avaliação, a segurança, por meio do videomonitoramento, têm crescido bastante. O Major destaca que em alguns locais que possuem as câmeras foi perceptível um decréscimo pela metade nas ocorrências, provavelmente porque os criminosos ficam com receio de serem flagrados ao cometem um ato ilícito.
Créditos da foto: Arquivo
Ouça a entrevista completa